MP-MA apura suspeita de falsificação de documento por prefeito de Amarante
O Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA) instaurou um Procedimento Administrativo Eleitoral para apurar indícios de falsificação de documento público e uso de certificado falso por parte do prefeito Vanderly Gomes Miranda, supostamente apresentado durante o processo de registro de candidatura à reeleição nas Eleições de 2024.
Segundo a Portaria assinada pelo promotor de justiça Carlos Róstão Martins Freitas, a suspeita surgiu a partir da Notícia de Fato nº 1.19.000.001737/2024-06, encaminhada pela Procuradoria Regional Eleitoral. O documento aponta que o gestor teria apresentado um certificado de conclusão do ensino médio supostamente falso, emitido pelo Centro Educacional Decisão Mundiluza, com a finalidade de comprovar o nível de escolaridade exigido para concorrer ao cargo.
O Ministério Público considera haver indícios da prática de crimes previstos no Código Penal, como falsificação de documento público (art. 297), falsidade ideológica (art. 299), além do uso de documento falso no processo eleitoral (art. 349 do Código Eleitoral) — crimes que comprometem a lisura do processo democrático e a moralidade administrativa.
Ainda segundo o MP, diversas requisições foram enviadas à Delegacia de Polícia Civil de Amarante solicitando informações sobre a instauração de procedimento investigativo. No entanto, até o momento, não houve retorno por parte da autoridade policial, o que levou à formalização do novo procedimento administrativo.
Na portaria, o promotor reforça a atribuição do Ministério Público de fiscalizar a legalidade das eleições, propor ações penais e acompanhar o trabalho da polícia. A medida visa garantir a transparência e a responsabilização de eventuais ilícitos cometidos por agentes públicos.
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